O que você precisa saber sobre o estilo chamado ballet de ação?

O ballet é um estilo de dança rico em cultura e história. A evolução da sociedade contribuiu para o surgimento de novos movimentos e estilos dentro do próprio ballet. Um desses movimentos é o ballet de ação que tomou grandes proporções e é um dos estilos mais adorados pelos fãs. Mas você sabe o que é ballet de ação e como ele funciona? Leia este artigo e confira tudo sobre esse estilo.

O que é ballet de ação?

Em resumo, o ballet de ação, também chamado de ballet de repertório, é um estilo de dança baseado em um enredo. Nele, encontram-se interligados o tema, roteiro, repertório, figurino, coreografia e cenário. Assim, esse tipo de ballet conta uma história através de coreografias, mímicas e muito mais. Os passos nesse tipo de ballet devem ser seguidos, sem modificações, apesar de muitos coreógrafos adaptarem alguns pontos.

Como surgiu o ballet de ação

Esse tipo de ballet surgiu no século XIX, quando um coreógrafo famoso, John Weaver, criou um espetáculo baseado em um enredo de drama. Assim, outros coreógrafos seguiram seus passos e ajudaram tornar o ballet de ação um estilo de dança muito famoso e com milhões de fãs por aí. Angiolini, Franz Hilverding, Noverre e Van Wewen foram grandes nomes que levaram o ballet de repertório o que é hoje.

Os principais espetáculos do ballet de ação

Assim, o ballet de ação marcou uma nova forma de fazer espetáculos. Alguns espetáculos ainda fazem sucesso nos palcos. Dentro desse estilo, podemos citar alguns espetáculos que marcaram gerações, como:

  • O Lago dos Cisnes;
  • Bela Adormecida;
  • O Quebra-Nozes;
  • Romeu e Julieta;
  • Coppélia;
  • Cinderella;
  • O Pássaro de Fogo;
  • Giselle;
  • Dom Quixote.

Elementos do ballet de ação

Para ser um ballet de ação, é importante que a dança contemple alguns elementos que fazem a diferença entre os estilos de ballet. Por exemplo, no ballet de ação, é preciso existir personagens para dar vida ao enredo. Além disso, é essencial que os bailarinos tenham domínio sobre as técnicas teatrais, como gestos e olhares. O figurino também faz a diferença para esse tipo de ballet. Não adianta estar contando a história que não orne com o figurino dos personagens.

Além disso, é importante ressaltar que o cenário também é um elemento que pode fazer a diferença no ballet de ação, fazendo com que o espectador mergulhe no espetáculo, envolvendo-se com a trama.

De maneira geral, os personagens ganham vida com bailarinos que se entregam e mostram seus talentos. Um exemplo disso é que o ballet de ação trouxe grandes inspirações no mundo do ballet. Anna Pavlova, Pina Bausch e Agrippina Vaganova são grandes nomes nos quais você pode se inspirar se quiser apostar nesse estilo.

Se você quer aprender mais sobre esse tipo de dança e sobre o ballet completo, você pode encontrar as melhores dicas em nosso blog, com inspirações, dicas de produtos, movimentos e muito mais. Fique atento às novidades e descubra mais sobre esse mundo incrível do ballet e conheça todos os estilos que podem estar presentes nessa dança cheia de cultura, história e riqueza.

Banner evidence sapatilhas