304113-saiba-mais-sobre-os-principais-festivais-de-danca

Saiba mais sobre os principais festivais de dança!

Participar do primeiro festival de dança é um passo importante na carreira de todo bailarino e gera muita ansiedade e animação. Esses eventos permitem que você melhore o seu currículo, interaja com outros profissionais, apresente seu trabalho para um júri qualificado e traga para casa uma imensa bagagem cultural.

O Brasil sedia o maior evento do mundo na área, o Festival de Dança de Joinville, que atrai, anualmente, um público superior a 230 mil pessoas. Além dele, outros festivais acontecem durante o ano e são excelentes experiência para melhorar sua vivência. Quer conhecer os principais festivais do Brasil? Confira na leitura.

Festival de Dança de Joinville

O maior evento de dança do mundo, o festival de Joinville acontece todo ano em julho e reuni dançarinos de todo o Brasil e até do exterior. O evento, que dura onze dias, movimenta toda a cidade e conta com diversas atrações.

Bailarinos podem se inscrever para concorrer na Mostra Competitiva, se apresentar no Meia Ponta ou nos Palcos Abertos que se espalham por Joinville. Além disso, é possível participar de atividades para o aprimoramento profissional, como cursos, oficinas, workshops, palestras e debates.

Sobre os palcos, é possível conferir uma grande diversidade de gêneros, como o ballet clássico, clássico de repertório, contemporâneo, sapateado, jazz e as danças urbanas e populares. Durante todos os dias, o festival também abriga a Feira da Sapatilha, um espaço com mais de 2 mil metros quadrados, com dezenas de expositores especializados em artigos de dança.

American Dance Festival

Realizado no mês de junho na cidade de Americana em São Paulo, o American Dance Festival tem como objetivo estimular a confraternização entre bailarinos, coreógrafos e grupos de dança e promover uma verdadeira imersão na arte.

A competição conta com um time de jurados especializados e abrange várias modalidades, desde o ballet clássico, moderno e contemporâneo, até estilos mais diferentes como o gospel e o K-Pop. As categorias também são divididas por idade e vão desde o baby, a partir de 3 anos, até a melhor idade, a partir dos 50.

Festival Internacional de Dança de Cabo Frio

A cidade de Cabo Frio no Rio de Janeiro também recebe um grande festival todos os anos, que acontece no mês de setembro e oferece premiações em dinheiro para as categorias de melhor bailarino, melhor bailarina, melhor grupo, entre outras.

A competição recebe apresentações nas modalidades clássico de repertório, ballet clássico, dança contemporânea, danças populares, dança de salão, danças urbanas, jazz e estilo livre. Para clássico de repertório, é preciso consultar a lista de variações permitidas no regulamento.

Passo de Arte Competição Internacional de Dança

Criado em 1993, o Passo de Arte se tornou o maior e mais importante festival de dança do estado de São Paulo. O evento acontece na pequena cidade de Indaiatuba, no interior do estado, durante o mês de julho. Foi a primeira competição do país a distribuir prêmios em dinheiro e conta com uma grande preocupação e compromisso em receber competidores.

Mais do que um simples evento, o Projeto Passo de Arte se tornou uma rede nacional de competições, com festivais nas principais regiões do Brasil, que têm como objetivo conectar bailarinos, estudantes e escolas de dança.

Além das competições em várias modalidades, o evento conta com um palco aberto, cursos e workshops e uma feira de produtos com exposição das melhores marcas do mercado.

Participar de um festival de dança é uma experiência muito valiosa, e por isso, é importante que você se prepare bem para que tudo dê certo. Antes de sair de casa, confira se está levando tudo o que precisa, desde roupas de ensaio até todos os elementos do figurino. Planeje sua chegada com antecedência e fique sempre junto de seu grupo para evitar desencontros.

É comum quem, nesse tipo de evento, o tempo para marcação de palco seja muito curto, portanto, fique atento ao seu coreógrafo, evite conversas paralelas e se concentre. Seguindo essas dicas, você poderá dar o seu melhor durante a apresentação e aproveitar o resto do festival para fazer amizades e conhecer novos estilos. Aproveite e divirta-se!

Você ama dançar e sonha em viajar o mundo mostrando sua arte? Descubra se vale a pena estudar no exterior.

semana do consumidorPowered by Rock Convert