Entenda como funciona o estilo de dança zumba!

Provavelmente você conhece alguém que dança zumba na academia e ama esse tipo de aula. O estilo, que promete queimar muitas calorias, virou febre e conquistou muita gente que busca emagrecer, mas foge da musculação.

Mas fica a dúvida: será que esse tipo de aula é tão eficaz quanto promete? No post a seguir, explicamos pra você tudo sobre a zumba, como funciona a aula e quais são os benefícios de participar, confira.

O que é a zumba?

Criada em 1990 pelo coreógrafo colombiano Beto Perez, a zumba é um treinamento aeróbico que mescla elementos de vários estilos de danças latinas como salsa, merengue e reggaeton. Em 1999 a modalidade ganhou uma maior proporção e passou a entrar nos programas de diversas academias pelo mundo.

O sucesso da aula se deve, principalmente, por ser uma prática divertida e relaxante, onde o aluno tem autonomia para evoluir no seu tempo. Além disso, o programa auxilia na perda de peso, fortalecimento dos músculos e melhora a qualidade de vida.

Como funciona uma aula de zumba?

A aula de zumba é bem simples e não requer o uso de aparelhos. Inicia-se com um aquecimento e, depois, são intercalados exercícios aeróbicos, localizados e de condicionamento cardiovascular com coreografias em ritmos latinos.

Não é necessário ter experiência em dança e as aulas são livres para todos os públicos. Os passos são simples e as coreografias são passadas durante a aula que dura, aproximadamente, uma hora e pode ser responsável pela queima de até 1000 calorias.

Quais os benefícios da dança zumba?

Não é à toa que a zumba tem feito tanto sucesso, sendo procurada por todos os públicos. O estilo apresenta diversos benefícios, os quais listamos a seguir.

Trabalha a sensualidade

Apesar de ser comum que os alunos sintam vergonha no início, a zumba trabalha a sensualidade e a descontração, auxiliando muito em uma autoestima e confiança mais elevada. As coreografias falam muito sobre amor e paixão e despertam um lado mais sensual do aluno.

Fortalece o bumbum e as pernas

O programa trabalha o corpo todo e fortalece diversos músculos, em especial, os localizados nos membros inferiores como quadríceps, glúteo, posterior de coxa e panturrilhas. Além disso, o abdômen e demais músculos do centro do corpo também são ativamente trabalhados.

Melhora o equilíbrio e a agilidade

Devido ao revezamento de movimentos em velocidades diferentes e a combinação de passos de um lado e do outro, o aluno consegue melhorar sua percepção espacial, coordenação motora e equilíbrio, obtendo reflexos mais rápidos e ágeis.

Garante a saúde do coração

Sendo um exercício cardiovascular, a zumba melhora a circulação sanguínea e fortalece o bombeamento e a saúde do coração. Além disso, o programa auxilia na redução dos níveis de colesterol e aumenta a capacidade respiratória.

Entre os principais benefícios da dança zumba, está a possibilidade de trabalhar todo o corpo de forma divertida e leve, reservando um tempo para você e possibilitando a criação de novas amizades. O programa é uma excelente forma de manter a saúde, perder peso e interagir por meio de coreografias simples e ritmos alegres.

E você, já experimentou participar desse tipo de aula? Confira também como se tornar um excelente professor de dança.

Powered by Rock Convert