Saiba agora o que fazer para evitar lesões no ballet

A dança mexe com o corpo, e isso pode gerar lesões no ballet. Esses momentos são sempre muito difíceis, afinal significam que você precisará deixar de praticar por um período até se recuperar.

Danos nos joelhos, tornozelos, pés e até na lombar podem acontecer, às vezes, por algum descuido, movimentos realizados de forma errada ou devido ao esforço exagerado para executar passos difíceis. A questão é que tais machucados ocorrem e, nos piores casos, também geram consequências graves.

Para impedir que as lesões no ballet tirem você dos palcos, veja o que você pode fazer para evitá-las!

Execute os passos corretamente 

Cada pequeno detalhe ao realizar os movimentos faz toda diferença. E isso não é apenas para manter a estética da apresentação, mas é importante ainda para que você não se machuque. Alguns passos são mais complexos e exigem uma boa preparação. Nesse sentido, qualquer descuido pode trazer um dano indesejado.

Pés, pernas, braços, coluna e outras partes do corpo podem sofrer quando não há a execução correta. Não é à toa que as aulas de ballet são feitas de forma progressiva, pois isso é essencial para que os movimentos sejam feitos somente quando você está bem treinado.

Não se esqueça do aquecimento e alongamento

A falta de alongamento é uma das principais causas de lesões no ballet. Os músculos precisam estar prontos para o esforço da aula ou apresentação. Como o próprio nome já mostra, o aquecimento é para preparar os músculos antes de colocar o corpo em atividade.

Da mesma maneira, o alongamento faz com que a flexibilidade aumente, isso permite que você faça os movimentos sem se lesionar. Assim, aquecimento e alongamento são complementares, e o ideal é que os dois sejam combinados para que você fique longe das lesões.

Respeite os limites do seu corpo 

O autoconhecimento é muito importante para evitar temidos danos. Ao se conhecer e entender seus limites, fica mais fácil para não correr grandes riscos. Quando se sobrecarrega e ultrapassa a sua capacidade, você fica a um triz de sofrer algum tipo de lesão.

Por outro lado, se desenvolver o seu conhecimento, será mais difícil que isso aconteça. Afinal, quando surge alguma dorzinha ou incômodo durante a atividade, você sabe a hora de parar. Isso não significa que não possa evoluir, mas sim que é preciso dar um passo de cada vez. 

Utilize sapatilhas de boa qualidade

Os acessórios de ballet também são fundamentais quando o assunto é evitar lesões. Por exemplo, o uso constante de sapatilhas de ponta pode causar machucados nas unhas e nos pés. Todo o peso é projetado para os dedos, o que provoca dores, bolhas, calos e unhas encravadas.

As roupas também podem ser prejudiciais quando não são de boa qualidade. Modelos inadequados conseguem afetar a circulação e fazer pressão em partes do corpo, algo que atrapalha os movimentos. Portanto, os acessórios precisam ser escolhidos a dedo.

A Evidence Ballet é uma loja especializada em acessórios perfeitos capazes de ajudar a reduzir as lesões no ballet. Todos os produtos são fabricados com materiais de alta qualidade e ajudarão no seu desenvolvimento na dança.

Aproveite para conhecer nossa loja virtual e conferir todos os modelos disponíveis!

Collant - Evidence Ballet