Conheça as diferenças entre pilates solo e em aparelho

Conheça as diferenças entre pilates solo e em aparelho

O pilates é uma modalidade de atividade física que visa o controle muscular e a restauração, manutenção ou melhora da saúde. Ideal para quem quer uma atividade que exija concentração e promova relaxamento, é um excelente caminho para obter mais qualidade de vida. Ele se divide em dois tipos: pilates solo e em aparelho.

Neste artigo, você vai entender melhor os benefícios do pilates e o funcionamento dos dois tipos, bem como a diferença entre eles. Assim, pode definir qual a melhor opção para você e usufruir dos benefícios. Quer saber mais? Continue a leitura!

Quais os benefícios do pilates?

Alguns benefícios do pilates podem ser específicos para o programa individual de um praticante, como o alívio de dores articulares ou ganho de massa muscular. Mas existem muitos benefícios gerais. Os principais são:

  • fortalecimento muscular;
  • melhora da respiração;
  • melhora da postura;
  • aumento da consciência corporal;
  • aumento da flexibilidade;
  • melhora da coordenação motora;
  • maior equilíbrio corporal e emocional.

O que é pilates solo?

Chamada de pilates solo ou pilates no solo, essa modalidade também recebe o nome de “pilates mat” ou “mat pilates” — “pilates de colchonete”, em tradução literal do inglês para o português. Por isso, a nomenclatura que mais se aproxima do sentido original seria “pilates no solo”, já que esse estilo faz uso de exercícios que são praticados, indiretamente, no chão (em cima de colchonetes, tatame ou afins).

No entanto, a nomenclatura “pilates solo” também se popularizou, e é possível dar ao estilo também o sentido de uma prática solitária, considerando a ausência de aparelhos. É isso o que define o pilates solo: os exercícios exigem apenas uma superfície confortável e o seu próprio corpo, dispensando o uso de aparelhos. Vale ressaltar que a modalidade aceita o uso de alguns acessórios, como bolas suíças e bandagens elásticas.

Como funciona o pilates em aparelho?

Como você já sabe, existem aparelhos próprios para exercícios físicos. Eles são comuns em academias, por exemplo. Mas existem aparelhos projetados especificamente para o pilates — e é o uso deles que caracteriza o pilates em aparelho.

Os aparelhos de pilates são comumente encontrados em estúdios específicos para essa atividade, que contam com a presença de instrutores. Eles podem ser usados tanto para auxiliar e facilitar exercícios, como ao dar impulso para subir numa superfície, como para adicionar certa dificuldade — por exemplo, ao apresentar resistência quando você empurra uma placa.

Qual é o melhor?

A grande vantagem do pilates solo é que ele pode ser praticado em casa. No entanto, é importante seguir fielmente as instruções de profissionais confiáveis (por exemplo, em aplicativos ou tutoriais em vídeo) para garantir a execução correta dos exercícios. Outro benefício da modalidade é que, como os exercícios usam o próprio corpo, ela tem um potencial um pouco maior em relação ao aumento da consciência corporal.

Por outro lado, o uso de aparelhos pode ser muito lúdico, e com um instrutor criativo as possibilidades são especialmente amplas. Dessa forma, a prática de pilates nunca vai ficar entediante, sempre contando com novos desafios. Além disso, o uso de aparelhos é excelente para pessoas que apresentem maior dificuldade, como idosos e pessoas com deficiência, pois esses equipamentos podem oferecer auxílio na execução de exercícios que beneficiarão esses praticantes, em especial no quesito alongamento.

Em estúdios, é comum também a prática mista, com o uso de exercícios do pilates solo e em aparelho, de forma alternada entre aulas ou até mesmo na rotina de uma mesma aula. Essa é a opção mais benéfica de todas, pois permite uma adaptação maior da rotina de exercícios às necessidades do praticante e uma variedade maior de exercícios e benefícios.

Quer ficar por dentro das nossas novidades? Curta nossa página no Facebook! Será um prazer ver você por lá.