dance, man, ballet dancer-3966041.jpg

5 Profissionais da dança que você precisa conhecer!

Sabia que você pode ser um profissional da dança com ótimo conceito no mercado? Atualmente, se fala muito em praticar atividades físicas e a dança é uma modalidade que faz parte desse contexto. Dentro da dança existem diversas opções de profissões que podem ser aprimoradas, com o decorrer do tempo. Sendo assim, você pode unir o útil ao agradável, para ter uma carreira de sucesso.

Quer conhecer alguns profissionais que atuam nesse ramo? Continue a leitura para saber mais!

1. Bailarino profissional

Para ser um bailarino profissional é necessário ter muito treino, conhecimentos e técnicas para aprimorar as suas habilidades. Um bailarino profissional pode dançar nos palcos mais reconhecidos do ramo. Para chegar a esse nível, é importante colocar em ação diversos fatores, como:

  • estudar em uma escola bem conceituada;
  • usar acessórios específico nos treinos;
  • dedicar-se ao que faz;
  • ter disciplina.

2. Professor de dança

Nas escolas onde os alunos aprendem dança — como as de ensino da educação infantil, ensino médio, clubes, escolas de dança e academias —, normalmente, é necessário que os professores sejam licenciados na área, para conduzir o aprendizado dos alunos dentro de todas as regras que a dança requer.

3. Coreógrafo

Ser um excelente dançarino é essencial para se tornar coreógrafo. Pode-se dizer que o coreógrafo expressa a sua arte por intermédio do próprio corpo e da união com outros dançarinos, que se dispõem a aprender cada vez mais com os ensinamentos desse profissional. O coreógrafo tem o papel de, por meio da dança, apresentar a cultura de povos, seus costumes, estilos etc. É ele quem esquematiza:

  • a sequência coregráfica;
  • faz o preparo corporal dos dançarinos;
  • cria os movimentos cênicos a partir de músicas, temas etc.

4. Produção e direção artística

A produção e direção artística é uma profissão que pode ser conquistada ao fazer uma especialização nessa área, ao concluir a graduação em dança. São diversas as áreas que esse profissional pode atuar. Pode fazer produções de músicas, espetáculos, peças e, até mesmo, ser um diretor de coreografias de vídeos, clipes etc. Para gerir essa função é necessário ter certos conhecimentos de figurino, cenário, além de ter uma boa organização e fazer planejamentos artísticos bem elaborados.

5. Fotógrafo de dança

O fotógrafo de dança é aquele profissional que detém altas técnicas fotográficas, afinal, a maioria das fotos são feitas quando o dançarino está em movimento. Sendo assim, é necessário ter grande aptidão para saber escolher os melhores momentos e ângulos, para que as fotos saiam perfeitas. Ainda, é necessário ter equipamentos com altas tecnologias e conhecimentos específicos, para fazer um trabalho diferenciado no mercado.

Para ser um profissional da dança que faça a diferença em sua área, é imprescindível que você tenha uma boa qualificação. Como vimos, é um ramo bastante vasto e que tem espaço para quem deseja seguir carreira. Esse aprimoramento pode ser feito com um curso de graduação em licenciatura ou bacharelado, e especialização em qualquer profissão que tenha a dança como foco.

Como essas informações são importantes para motivar o crescimento profissional das pessoas na dança, compartilhe este artigo nas suas redes sociais. Assim, mais pessoas tomarão iniciativas para desenvolver suas habilidades.