Conheça os tipos de bailarinas para se profissionalizar

Durante as apresentações, pode ser possível identificar alguns erros e descompassos das bailarinas. Entretanto, isso não significa que elas não sejam boas dançarinas. O que acontece é que existem diferentes tipos de bailarinas, e talvez elas só não estejam desempenhando o papel certo naquela categoria.

Existem três tipos de bailarinas: solista, pas e de corpo de baile. Cada uma dessas categorias conta com características específicas, e é preciso saber em qual delas você se encaixa. Dessa forma, é possível desenvolver as técnicas certas para aproveitar ao máximo o seu potencial.

Por isso, conheça um pouco mais sobre cada um desses tipos e identifique qual deles você acredita ser mais adequado para o seu perfil!

Solista

Como o próprio indica, uma bailarina solista executa um papel fundamental e é destaque na dança. Vindo do termo Solo-Dancer, que foi criado pelo Royal Danish Ballet para definir a categoria mais alta de seus bailarinos, a solista também é conhecida como étoile (estrela) ou bailarina principal. Ela é o grande destaque do espetáculo e precisa ter muita técnica e carisma para prender a atenção do público.

Para ser a estrela, a presença de palco e a precisão de movimentos são essenciais. Qualquer detalhe ou pequeno erro será notado, como um movimento fora do tempo da música. A solista é responsável pelo pas de deux, o que também exige uma conexão forte com o bailarino para que os passos sejam bem precisos.

Pas

Após a bailarina solista vem a categoria pas (que também pode ser de trois, de quatre, de cinq ou de six). Entre as categorias, essa é considerada a mediana, que une técnica e precisão nos movimentos. Quanto maior a quantidade de dançarinas, mais difícil manter a unidade para não destoar, mantendo a precisão na dança.

A bailarina pas tem um limite de manter o controle apenas para acompanhar até certo número de bailarinas. Se esse número for maior, como em um corpo de baile, ela pode se perder totalmente no compasso da coreografia. Portanto, ela se encaixa entre a solista e o corpo de baile.

Corpo de baile

O termo corpo de baile, de Corps de Ballet, significa corpo de bailarinos (Le Corps de Danseur, uma companhia de bailado). Atualmente, diz respeito ao grupo de bailarinas que dançam em conjunto e normalmente têm a base clássica. No corpo de baile, a precisão de movimentos entre as dançarinas é o principal objetivo.

A constância e o apuro técnico devem ter o nível máximo, uma vez que qualquer passo fora do eixo pode levar toda a unidade por água abaixo. Nesse sentido, essa categoria exige um profundo conhecimento sobre ritmo, música e contagem. Além disso, os diferentes tipos de ballet também pedem técnicas diferentes, e as características das coreografias são outras.

O que todos os tipos de bailarinas devem ter em comum é o uso de vestimentas adequadas. Afinal, isso é primordial para ajudar na precisão dos movimentos e melhorar a performance. Por isso, encontre os melhores produtos na Evidence Ballet e escolha as roupas perfeitas!

Caso queira saber mais sobre nossos produtos, entre em contato com a gente!

Banner evidence sapatilhas