170259-como-escolher-os-melhores-produtos-para-ballet-aprenda-aqui
Danças,  Dicas,  Todos

Como escolher os melhores produtos para ballet? Aprenda aqui!

Dentre os deveres de um bailarino, está usar a roupa e os acessórios adequados para praticar a dança com leveza. As roupas e as sapatilhas são artigos indispensáveis, não só para dar beleza ao conjunto, mas para facilitar os movimentos e ajudar na técnica. Por esse motivo, os produtos de ballet devem ser escolhidos com cautela, para que tenham durabilidade, qualidade e bom preço.

Hoje, você vai conhecer algumas dicas importantes na hora de escolher seus artigos para dançar, saber onde é melhor comprá-los e quais são os itens que devem ser avaliados antes de se decidir. Continue a leitura para saber mais!

O que avaliar na hora de decidir o que comprar para o ballet?

Aposte na qualidade

A qualidade dos tecidos e da fabricação dos acessórios e roupas que serão usados nas aulas é muito importante. É ela que vai definir o conforto durante a realização da atividade e certamente terá mais durabilidade do que um item de qualidade inferior.

No caso do collant, por exemplo, os tecidos helanca, lycra e amni são os mais encontrados. Destes, a helanca costuma ter as costuras mais grossas e o próprio tecido é mais encorpado, o que resulta em uma peça que não modela muito bem o corpo.

O amni e a lycra, em contrapartida, têm mais leveza, o que ajuda também na hora da confecção, já que as fábricas conseguem trabalhar melhor e desenhar modelos mais modernos e diferentes. Eles também se ajustam melhor no corpo, proporcionando mais conforto na hora dos movimentos. Apostar no amni ou na lycra é investir na qualidade e no conforto da peça.

Pesquise itens com bom custo-benefício

Depois de pesquisar e entender sobre a qualidade das peças, é importante checar os valores que são pedidos nas lojas e avaliar o custo-benefício de todos os itens. Veja se a qualidade do que você precisa comprar corresponde ao valor e confira os valores em outras lojas até encontrar um preço justo.

Escolha uma loja especializada em produtos para ballet

É possível encontrar acessórios e roupas para ballet em casas esportivas e outros comércios, mas, em uma loja especializada, as chances de achar as melhores marcas e ter acesso a produtos de qualidade são maiores.

Normalmente, as boas marcas que fabricam acessórios especiais para ballet são específicas e vendem seus produtos em lojas segmentadas. Por isso, vale a pena buscar uma delas para comprar tudo em apenas um lugar.

Quais são os itens importantes para quem pratica ballet?

Collant

É confortável e modela no corpo, permitindo que o professor veja os movimentos por completo e consiga avaliá-los com mais eficiência.

Meia-calça

É uma forma de proteger as pernas, ao mesmo tempo que proporciona uma modelagem justa, para observar os músculos e movimentos das pernas.

Sapatilha de meia ponta

Protege os pés dos saltos e facilitam os movimentos do ballet. A sapatilha de ponta, para os mais experientes, é fundamental na realização de giros e outros passos que exigem que a bailarina fique na ponta dos pés.

Acessórios para cabelo

Não tem como falarmos de ballet sem falarmos de coque, grampos e redinha para prender o cabelo. Além do cabelo solto poder atrapalhar e cair na frente do rosto, ele pode também esconder o pescoço e o colo, tão importantes para dar expressão e alongamento a uma série de passos de dança, como o grand jeté.

Dependendo do corpo e tipo de cabelo, talvez seja necessário fazer uso de presilhas, faixas e elásticos de cabelo. Hoje é possível achar elásticos de silicone, que além prenderem muito bem, não danificam o cabelo.

Saias, tapa bumbum e tutu

É preciso ter muita atenção quando for comprar os itens que se usam na parte de baixo como saias, tapa bumbum e a tão clássica saia de tule, carinhosamente chamada de tutu. O mais importante aqui é a peça não limitar os movimentos, já que os produtos de ballet devem proporcionar liberdade total para executar movimentos alongados e de abertura de pernas, como o espacate.

Polainas e perneiras

Muito se engana quem acha que estes produtos de ballet são meramente estéticos. Eles são muito utilizados especialmente no frio e têm a função de aquecer as canelas ou pernas. Prefira as peças feitas de malha para meias-estações e as de lã para o inverno.

Verifique o comprimento da peça na hora da compra: o ideal é que não fique completamente esticada e que não aperte nem fique folgada nas extremidades, senão você vai passar a aula toda subindo a polaina.

As que são de vestir (que são como uma meia aberta no calcanhar e dedos) ficam mais fixas, o que pode ser mais prático durante as aulas.

Bolsa para aulas

É tanta coisa que se precisa carregar para ir às aulas que é interessante ter uma só para o ballet. Todos os produtos de ballet são muito delicados e sua conservação depende muito do uso e cuidados ao guardá-los e transportá-los.

O ideal é ter uma bolsa com divisórias para guardar os itens separadamente. Ou seja, um lugar para as sapatilhas, outra para itens de cabelo e um espaço maior para roupas e, se for caso, até um lanchinho ou frutas.

Manguitos

Assim como as polainas, o manguito é excelente para os dias frios, já que esquenta os braços e, diferentemente dos casacos indicados para exercícios físicos, ele é colocado apenas sobre os braços e é colado ao corpo, o que não atrapalha ao fazer os exercícios.

Quais cores devo escolher?

A dica aqui é escolher cores claras que esquentam menos que as escuras. Como o ballet é uma dança que exige movimentos intensos e vigorosos, o corpo aquece, e a cor escura pode intensificar a sensação de calor. Não é à toa que as cores mais comuns das roupas de ballet são branco, cinza e rosa.

Outra dica interessante sobre cores é deixar as partes de baixo sempre da mesma cor, ou seja, meia-calça e sapatilhas na mesma tonalidade. Trata-se de um detalhe que proporciona a sensação de continuidade, pois, em um golpe de vista e com o corpo em movimento, não fica tão perceptível quando acaba a perna e começam os pés, o que contribui para dar ainda mais alongamento a certos movimentos.

É possível encontrar os produtos de ballet que você precisa com boa qualidade e bom preço. Esses itens são essenciais para a prática e ajudam não só a trazer conforto, mas também na avaliação dos movimentos — além de complementarem a beleza desta arte.

Se quiser garantir qualidade e beleza nos seus produtos de ballet, dê uma olhada nas opções do nosso site!

black friday - evidence ballet 2019Powered by Rock Convert