Como dar aula de dança pela internet? Veja 4 dicas ideais!

A aula de dança é um exercício muito importante que ajuda não só na parte física, mas também no desenvolvimento da criatividade e da expressão dos indivíduos. Por isso, mesmo em momentos mais delicados como na quarentena, ela pode trazer muitas vantagens tanto para o aluno quanto para o professor.

Afinal, o que é preciso saber antes de começar a dar aulas de dança online? Neste post, listamos 4 dicas incríveis para ajudar você nessa tarefa. Confira!

1. Garanta uma boa conexão

O primeiro passo a ser avaliado antes de iniciar suas aulas online é a qualidade da sua conexão. Um bom plano de internet, que não apresente instabilidades, é essencial para que você consiga transmitir a aula sem interferências e de forma fluída, o que é ainda mais importante no caso da dança.

Faça testes de velocidade e verifique se as taxas de upload e download estão aceitáveis. Uma dica para melhorar a estabilidade do sinal é abandonar o wi-fi e conectar seu computador diretamente no cabo.

2. Mantenha a postura de uma aula presencial

Essa é outra dica importante para o sucesso de suas aulas. O professor deve ser o exemplo que espera de seus alunos, por isso, mesmo transmitindo as aulas de casa, é preciso manter a postura que você teria em uma escola.

Sendo assim, inicie a transmissão sempre no horário combinado, evitando atrasos, respeite o processo de aprendizado e as limitações de cada aluno de forma individual e trate todos com educação e respeito.

Outra dica essencial é ministrar as aulas sempre com o uniforme completo. Isso é importante para manter o senso de disciplina e, também, para que os alunos consigam visualizar seus movimentos de forma mais clara.

3. Planeje a aula e pratique antes

Planejamento é outro ponto importante antes de iniciar as aulas online. É preciso ter em mente que, na maioria das vezes, os alunos terão espaços limitados em casa. Por isso, é função do professor elaborar uma aula tranquila, para que não surjam acidentes.

Para isso, foque em exercícios de fortalecimento e movimentos que possam ser realizados em pequenos espaços, sem que o aluno corra o risco de bater a perna em móveis ou trombar com objetos. A dica é praticar a aula em um espaço menor e adaptar movimentos e exercícios conforme notar a necessidade.

4. Escolha um bom local da casa

O local que você escolhe para transmitir a aula também fará muita diferença no resultado. Por isso, busque por um ambiente bem iluminado, onde seus movimentos sejam vistos de forma clara.

Além disso, procure por um espaço onde você possa ficar sozinho, sem interrupções de crianças e animais, e lembre-se de ajustar o som da música para que os alunos consigam acompanhá-la.

Durante a quarentena, pode ser normal que seus alunos se sintam menos motivados para frequentar a aula de dança. Por isso, é importante estabelecer um vínculo e criar aulas adaptadas para conseguir suprir as necessidades e expectativas da turma.

Mesmo nas aulas pela internet, a dica é sempre apostar em uniformes e acessórios de qualidade. A Evidence Ballet trabalha com artigos para dança há mais de 8 anos e conta com um portfólio de qualidade superior. Acesse nosso site e confira.

Collant - Evidence Ballet