Conheça 4 dicas de como aprender coreografias com mais rapidez!

Ter boa memória e prestar atenção é fundamental para que um bailarino consiga executar as sequências de movimentos, tanto em aula quanto nas apresentações. Aprender coreografias, por exemplo, pode ser uma tarefa um pouco desafiadora por conta da quantidade de passos a serem memorizados.

No entanto, existem algumas dicas que podem ajudar você a memorizar uma coreografia com mais facilidade e rapidez. Quer saber quais são elas? Então, continue a leitura!

1. Treine bastante

A disciplina é o fator mais importante para que você tenha sucesso em uma apresentação. Por isso, para garantir a memorização dos passos, é importante treinar muito e não faltar às aulas. Cada ensaio fará uma grande diferença no resultado da coreografia, e a repetição vai ajudar você a decorar o que precisa ser feito em cada momento. Além disso, os ensaios são importantes para que o professor veja como estão seus movimentos e corrija erros, o que também ajudará você na memorização.

2. Repita a sequência várias vezes

Você já parou para pensar em quantas vezes seus professores repetem os ensaios até que uma coreografia finalmente esteja pronta para ser apresentada? Essa repetição dos movimentos é essencial para o sucesso da apresentação, isso porque o nosso corpo tem memória.

Quando uma sequência de movimentos é feita repetidamente, a memória muscular consegue fazer com que ela seja reproduzida de forma automática, o que permite que você foque sua mente em outros elementos, como a interpretação da coreografia. Sendo assim, é fundamental repetir os passos diariamente até que os movimentos sejam feitos de forma natural, sem que você precise pensar muito neles.

3. Divida a coreografia em partes

Não adianta tentar memorizar uma coreografia inteira de uma vez. Desse modo, você vai se confundir ainda mais e pode se desestimular. A melhor forma de memorizar as informações é separando-as em pequenas partes. Assim, assista à coreografia completa uma vez para exercitar a criatividade e, em seguida, tente aprender cada parte separadamente, repetindo várias vezes cada sequência de passos antes de partir para a próxima.

4. Conte os passos no ritmo da música

A música é um dos elementos mais importantes em todo o tipo de dança, assim como a contagem. Portanto, use esses fatores para ajudar na memorização dos passos. Normalmente, as músicas de ballet são divididas em 8 tempos — e cada música tem sua contagem e seu ritmo. Por isso, preste atenção no que ouve e tente assimilar cada um dos acordes com o movimento que deve ser feito para ele.

Aprender coreografias e decorar toda a sequência de passos, do começo ao fim, pode ser um pouco desafiador, principalmente para quem inicia no mundo das apresentações. Por isso, é importante ter disciplina e foco e manter a atenção em seu professor durante a passagem de passos. Além disso, não falte aos ensaios e tire algumas horas do dia para treinar em casa.

Gostou das dicas? Então, compartilhe o post nas redes sociais e ajude seus amigos a melhorarem sua memorização.