Conheça a importância do aquecimento para ballet

Qualquer atividade física pede um preparo, certo? Nesse sentido, o aquecimento para ballet também é extremamente importante, sobretudo porque a dança movimenta todo o corpo. Portanto, aquecer faz parte da preparação, tanto antes da aula quanto antes das apresentações.

Quando estamos parados e começamos a fazer uma atividade, nosso corpo passa do estado de repouso para o aumento da atividade metabólica. Isso faz com que o organismo precise realizar ajustes em diversos órgãos. Assim, o aquecimento faz esse preparo, pois é como um “aviso” para músculos e outros sistemas que o corpo será submetido a um esforço mais intenso.

Percebeu como é importante? Agora, confira alguns pontos que mostram a importância do aquecimento para ballet!

Aumenta o fluxo sanguíneo

Quando iniciamos qualquer tipo de atividade acontece o chamado “débito de oxigênio”, que acontece nos primeiros minutos do exercício. Desta forma, um dos principais objetivos do aquecimento é fazer a antecipação do aumento do metabolismo e reduzir o débito de oxigênio.

Com isso, durante o aquecimento há um aumento do fluxo sanguíneo e, como consequência, também melhora a oxigenação dos tecidos. O resultado é a diminuição de desconfortos e aumento da circulação de sangue para os músculos.

Eleva a temperatura corporal

O processo de aumento do fluxo sanguíneo leva a outra questão: a elevação da temperatura corporal. Desse modo, o corpo começa a esquentar mais e há uma melhora na atividade das enzimas, que são fundamentais para aquecer os músculos.

Isso é ainda mais importante nos dias frios, em que o corpo tende a ficar mais tensionado para manter o aquecimento. Portanto, o aquecimento para bailarinas é especialmente interessante nessas situações para evitar acidentes.

Diminui os riscos de lesões

Não há dúvidas que muitas lesões podem ser evitadas ao fazer a execução adequada de exercícios de aquecimento e alongamento. Esses processos melhoram a elasticidade do corpo, aumenta a temperatura corporal e faz com que o fluxo sanguíneo regue melhor todos os tecidos.

A melhora na circulação é responsável por “hidratar” as articulações. Desse modo, é uma espécie de lubrificação nos joelhos, pés, braços e demais pontos de articulação. Com isso, é claro que o risco de lesões é reduzido.

Deixa o corpo mais flexível

A flexibilidade é uma característica mais do que essencial no ballet. Os movimentos suaves e ao mesmo tempo firmes só são possíveis pelo preparo físico da bailarina. Ou seja, ter o corpo flexível é um ponto inquestionável.

Contudo, por mais que você tenha flexibilidade, é preciso despertá-la — e é exatamente para isso que o aquecimento serve. Os exercícios para aquecer fazem com que os impactos e riscos de lesões sejam reduzidos, deixam o corpo mais elástico e flexível, diminuem as dores musculares e ainda melhoram a postura.

Como o aquecimento para ballet não é brincadeira, é necessário usar as roupas certas para esse momento. Para isso, você encontra as vestimentas ideais na Evidence Ballet. Temos shorts, collants, jaquetas e outras roupas criadas especialmente para que você consiga se aquecer com segurança.

Então, venha conferir nossos produtos e fique preparada para se aquecer antes de suas aulas e apresentações.