Novembro Azul: como fazer a prevenção do câncer de próstata na dança?

O décimo primeiro mês de cada ano já está marcado como Novembro Azul, o mês da prevenção e conscientização sobre câncer de próstata. Afinal, quanto antes o quadro é descoberto, melhores são as chances de cura.

O Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003. A campanha foi chamada “Movember”, pois é a junção de “mustache” (bigode) e “november” (novembro). Assim, as campanhas de prevenção são reforçadas e mostram a importância dos cuidados com a saúde.

Portanto, neste post, descubra o que fazer para se prevenir!

Faça os exames necessários

Descobrir qualquer tipo de doença previamente ajuda na cura, e com o câncer não seria diferente. No entanto, os sintomas só aparecem quando o problema já está mais avançado, o que mostra a importância da realização de exames preventivos regulares.

No caso do câncer de próstata, ainda há um tabu envolvido, já que o exame para detectar a doença é feito por meio do toque. Porém, é necessário reforçar as consequências de não fazer o teste.

Mantenha uma rotina de exercícios

As atividades físicas sempre foram recomendadas para quem quer ter uma melhor qualidade de vida. Além disso, a prática de exercícios também é um meio eficaz para prevenir a doença oncológica.

Mesmo quem não tem o hábito de se exercitar pode encontrar alguma atividade interessante, seja caminhar, andar de bicicleta, fazer natação ou outros exercícios. Dessa maneira, você fortalece as defesas do corpo e melhora a saúde.

Mantenha uma alimentação saudável

Manter uma alimentação saudável também tem muitos benefícios para a prevenção do câncer. Portanto, é fundamental que a base alimentar seja rica em frutas, verduras, legumes, leguminosas e cereais integrais.

Por outro lado, evite o consumo de alimentos ultraprocessados e com altas quantidades de gorduras, açúcares e sódio. O tomate é um grande aliado contra o câncer de próstata, pois é rico em licopeno, um antioxidante que retarda o desenvolvimento da doença.

Evite hábitos que não sejam saudáveis

Assim como a falta de exercícios e a alimentação desequilibrada, outros hábitos também são prejudiciais para a saúde. Estamos falando, por exemplo, do fumo e o consumo de álcool. Além de não serem benéficos para o corpo, esses hábitos afetam a saúde mental.

Como resultado, as chances de desenvolver algum tipo de câncer aumentam e até mesmo prejudicam o quadro, caso haja o diagnóstico de alguma doença. Então, o melhor é se livrar de qualquer tipo de hábito que seja nocivo.

Pratique a dança diariamente

Por fim, uma dica bem interessante para combater a doença é a dança! Mexer o corpo tem uma série de vantagens, pois libera hormônios do prazer e é um exercício que qualquer pessoa pode fazer, mesmo que tenha algumas limitações.

Veja alguns benefícios que a dança pode proporcionar:

  • combate a depressão;
  • ajuda na perda de calorias;
  • tonifica os músculos;
  • melhora a postura;
  • estimula a memória;
  • aumenta a flexibilidade.

Estar consciente sobre o Novembro Azul e a prevenção é essencial para se ter mais cuidado com a saúde. Desse modo, a saúde deve ser a sua prioridade, por isso, é interessante sempre buscar informações sobre o tema.

Aproveite e compartilhe estas dicas nas redes sociais para que mais pessoas saibam quais cuidados devem tomar na prevenção do câncer de próstata!

Banner evidence sapatilhas