Influência africana na dança: como originou os ritmos que temos hoje?

A dança representa uma forma de comunicação cultural e é uma importante manifestação artística para todos os povos. A cultura africana, por exemplo, traz uma forte influência na música e nas danças que reproduzimos aqui no Brasil, ainda hoje. Para ajudar você a conhecer e experimentar novas culturas, neste post, listamos alguns estilos que se originaram a partir da influência africana na dança.

Ficou curioso? Então, é só continuar a leitura.

Samba

O samba é uma dança tipicamente brasileira, ligada ao ritmo musical de mesmo nome e praticada, principalmente, em eventos como escolas de samba e pagodes. A dança deriva do samba de roda, que traz muitas semelhanças com o coco, dança influenciada pelos batuques africanos.

Por ser ligado à cultura negra, o samba já foi perseguido nas ruas do Rio de Janeiro. Durante a década de 20, você poderia ser preso caso fosse pego cantando ou dançando samba pelas ruas da cidade.

Samba de gafieira

Derivado do estilo citado no tópico anterior, o samba de gafieira é uma dança de salão que leva esse nome porque ocorria em gafieiras, mesmo espaço onde eram tocados swings e boleros.

As festas com esse tipo de samba começaram a ocorrer na década de 40 e eram inseridos metais no som para trazer mais ginga aos movimentos. A dança se caracteriza pelo molejo dos quadris, que traz sensualidade e malandragem. É dançada em par e cabe ao dançarino conduzir a parceira em um ritmo sincopado e binário.

Kizomba

A kizomba é um estilo de dança que se originou em Angola, nos anos 1980, e acabou ganhando o mundo, sendo ensinada em cursos em Paris, Nova York e no Brasil. A palavra kizomba vem da língua quimbundo e significa “festa”, estando intimamente ligada às comemorações dos negros que resistiram à escravidão. A dança se caracteriza pelo abraço de dois corpos, que bailam em uma sensualidade rítmica com muita harmonia.

Jazz dance

O jazz é uma dança criada por norte-americanos a partir de danças africanas e que, com o passar dos anos, acabou ganhando técnica e estilo próprio. Ele assimila movimentos do sapateado, ballet clássico e dança moderna, usando piruetas, saltos, flexibilidade e muita sensualidade. Também é conhecido como comédia musical, devido ao sucesso do estilo nos palcos da Broadway.

Capoeira

Misturando música, dança e luta, a capoeira é uma expressão cultural brasileira, criada pelo povo escravizado da etnia banto e que é símbolo da resistência à opressão. A capoeira nasceu como uma luta disfarçada de dança, isso porque os negros escravizados não podiam ser pegos treinando algo que poderia se tornar uma arma contra a escravidão. Assim, foram inseridas gingas e balanços para enganar os feitores.

A influência africana na dança é muito forte e está presente em diversos estilos que dançamos em nosso dia a dia. Conhecer a história dessas culturas é extremamente importante para que possamos valorizar cada ritmo e aprender estilos novos.

Gostou do post? Então, compartilhe nas redes sociais e ajude seus amigos a conhecerem novos estilos de dança.

Banner evidence sapatilhas